Livro na rua: espalhe!

Hoje, 29 de outubro, é Dia do Livro e da 10ª edição do Literatura Espalhada, projeto da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo que vai distribuir 6 mil livros de ficção e paradidáticos a pessoas de baixa renda e moradores de rua.  A ideia é compartilhar livros e incentivar a leitura.

Os exemplares foram doados durante todo o ano. Entre os autores presentes nesta edição estão Jorge Amado, Graciliano Ramos e José de Alencar, entre outros.

O escritor Jorge Amado escrevendo "Tocaia" / foto Companhia Das Letras
O escritor Jorge Amado escrevendo “Tocaia” / foto Companhia Das Letras

Da sede da fundação _rua General Jardim, região central de  São Paulo_, estudantes saem até a Praça da República via Minhocão para distribuir os volumes.  A primeira turma começa a partir das 11h, e outra, à noite ,a partir das 19h.

“Os alunos saem carregando os livros e vão conversando sobre literatura com a população. Às vezes encontramos boas surpresas como pequenas bibliotecas guardadas em caixas entre moradores do Minhocão”, relata Eliana Asche, doutora em Educação (PUC-SP) e professora de literatura da fundação.

Literatura Espalhada em São Paulo

Literatura Espalhada, divulgação

Para receber o livro, a pessoa precisa se comprometer a passá-lo adiante após a leitura, diz a professora.  “Queremos dar oportunidade de as pessoas perderem o medo do livro”, complementa.

Eliana Asche também desenvolve salas de leitura em pontos estratégicos de São Paulo, como em presídios e ocupações.

Interessados em doar ao  Literatura Espalhada devem levar os livros na sede da fundação, rua General Jardim, 522, Vila Buarque, São Paulo, SP, e deixar com os funcionários da portaria. A professora Eliana pede que os doadores façam uma dedicatória ao futuro leitor.

De graça, na Internet
Machado de Assis aos 57 anos
Machado de Assis aos 57 anos

Para se ler um livro, não é preciso comprar ou emprestar em uma biblioteca pública. Na Internet há vários sites onde se pode baixar bons exemplares, de graça.

No site dominiopublico.gov.br, toda a obra de um dos maiores escritores brasileiros, Machado de Assis, está disponível para download, por exemplo.

Vá em www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000167.pdf e baixe “Memórias Postumas de Brás Cubas”.

Quer poesia? Em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ph000003.pdf, está o link para “Cancioneiro”, de Fernando Pessoa.

Boa leitura!

E se você sabe de sites com bons livros para serem baixados, espalhe aqui prá gente em sigavalemais.com.br.

Obrigada e até logo mais.//

Anúncios

Deixe seu recado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s