Chaplin ao vivo

Sábado, 1º de novembro, tem cinema com música ao vivo, parte da 38ª  Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que chega ao fim com “O Circo”, considerado um dos melhores filmes de Charles Chaplin. Cena de "O Circo", imagem de site oficial O longa será exibido na área externa do Auditório Ibirapuera, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, a partir das 20h com apresentação da Orquestra Experimental de Repertório, da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, sob o comando do maestro Carlos Moreno. O programa é gratuito.

A trilha foi composta pelo próprio gênio do cinema.  “Sweet Little Girl” é um dos destaques. Ouça a canção:

No longa, Carlitos é confundido com um batedor de carteira e foge. Vai parar em um circo e, sem querer, entra no espetáculo e faz sucesso. Claro,  arruma confusão com o proprietário. Acaba por se apaixonar pela filha do empresário do circo, que é trapezista.

Uma das melhores sequências passa-se quando Carlitos se vê preso em um vagão-jaula com um leão. Veja um trecho:

Abaixo, o trailer de “O Circo”:

O longa é considerado um dos melhores filmes de Chaplin. É o segundo em arrecadação e o sétimo filme mudo a ser lançado no cinema.

Charles Chaplin no filme O CircoO programa da mostra começa com o curta “Corrida para Meninos”, de 1914, no qual Charles Chaplin aparece pela primeira vez interpretando Carlitos, ou O Vagabundo. Dirigido por Henry Lehrman, o curta tem música composta por Timothy Brock.   Carlitos em frente da câmera, foto de site oficial O filme tem cerca de 7 minutos. Nele, Carlitos, ou O Vagabundo”, como ficou conhecido no Brasil, é um espectador de uma corrida de carros de crianças. Faz de tudo para aparecer em frente às câmeras. Veja:

Timothy Brock é compositor e maestro e especializou-se em apresentações ao vivo para filmes mudos, além de trabalhos compostos no início do século 20. Desde 1999 foi escolhido pela família de Charles Chaplin para preservar as trilhas sonoras do diretor/ator/compositor. É a maior autoridade no assunto.

Charles Chaplin conduzindo The Abe Lyman Orchestra
Charles Chaplin conduzindo The Abe Lyman Orchestra

 Se você for e tirar fotos, envie para sigavalemais@sigavalemais.com.br.  As melhores serão postadas aqui em vale mais.

No Municipal

No domingo, a Orquestra Experimental de Repertório se apresenta a partir das 17h no Theatro Municipal com as músicas de Chaplin e de Brock. Um dos principais grupos de música de formação do país, a orquestra foi criada em 1990 pelo maestro Jamil Maluf. Está sob a direção de Carlos Moreno desde fevereiro passado. Charles Chapin tocando

Os ingressos para o concerto do próximo domingo vão de R$ 5 a R$ 40. Estudantes pagam meia. Quem quiser comprar com antecedência pode fazê-lo no site http://www.compreingressos.com/theatromunicipaldesaopaulo. Não há cobrança de taxas adicionais.

Também é possível comprar diretamente na bilheteria do Theatro Municipal, que funciona de segunda a sábado das 10h às 19h, e domingo, das 10h às 17h. Em dias de espetáculos abre pela manhã, a partir das 9h. Praça Ramos de Azevedo, s/n. Bilheteria:  fone 11 3053-2090.

De graça, na Internet

Charles Chaplin também pode ser visto gratuitamente no computador. O site http://www.openculture.com traz 65 filmes do diretor, ator e compositor. Vá no link http://www.openculture.com/2011/12/free_charlie_chaplin_films_on_the_web.html e escolha seus preferidos.

vale mais vai trazer notícias sobre música clássica e cinema.

Acompanhe!

Anúncios

Deixe seu recado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s