Etiqueta do boné – como usar e onde não usar

Deu boné na cabeça? Preferido da rapaziada de dia ou de noite, e peça mais que presente no guarda-roupa de músicos, rappers, funkeiros e jogadores de futebol, o modelo de aba reta pode ser combinado com vários estilos de roupa pra compor um look legal. Entretanto, não é em todo ambiente que ele deve ser usado. Saiba que para sair por aí com o acessório e estar bem na fita é preciso saber e praticar algumas regritchas básicas. Nada complicado, fique tranquilo.

Neymar jogou bem com camiseta e boné preto, mais uma mochila verde com spikes cinzas - Foto de Rafael Ribeiro - CBF - Fotos Públicas (01/09/2014)
Neymar jogou bem fora do campo: boné preto virado, camiseta preta, calça cinza claro e mochila verde com spikes cinzas. Foto de Rafael Ribeiro – CBF – Fotos Públicas (01/09/2014)

Se você vai comprar o seu primeiro boné de aba reta, saiba que optar por um modelo na cor preta pode ser a melhor pedida _como vale mais já abordou no post “Boné de aba reta faz a cabeça da rapaziada”, que está logo abaixo (só rolar a tela) ou clicar neste link aqui.

Jay-z com boné em couro, foto da NRK P3, licença Creative Commons, outubro de 2013
Jay Z com boné em couro, foto da NRK P3, licença Creative Commons, outubro de 2013

Por ser um coringa, ou seja, que vale com tudo (ou quase tudo), o pretinho básico harmoniza tanto com um roupa casual como com um terno. Sério!

Vários astros super-mais-que-famosos do rap internacional, como Jay Z _que todo mundo sabe é o marido da Beyoncé), usam muito esta fórmula.

Dê uma sacada no cara _na foto ao lado, um modelo sóbrio em couro para brilhar no palco.

Abaixo, posado, o rapper utiliza outra peça em preto para uma roupa bem formalzona. Muito chique!

Jay-z escolheu ficou chique e discreto com um visual todo na cor preta, ressaltado pelo logo do boné e pelo brilho do metal do anel e do relógio - Foto The Come Up Show, licença Creative Commons
Jay Z – look totalmente preto ressaltou o logo bordado em branco do boné – Foto The Come Up Show, licença Creative Commons

Lula Rodrigues, consultor de moda masculina e dono de um blog no site do jornal O Globo, explica que bonés podem ir bem com jeans, roupas casuais e também com terno. MC Guimê, dono de uma coleção com 300 peças em casa, costuma ir a alguns compromissos de trabalho com esta composição.

Carlos, com a namorada, Bianca: mãe o ensinou sobre a etiqueta do boné no restaurante
Carlos, com a namorada, Bianca, preferiu boné na cor areia para o visual marcado pelo vermelho com estampa em azul

Lula, que é adepto de bonés (não de aba reta), diz que uma combinação de roupa mais social que cai muito bem é jogar o boné com camisa com decote em V e um blazer.

O empresário Marco Twothousand, dono da loja Guadalupe Store, situada no bairro central da capital paulista Bom Retiro, ressalta que os bonés devem harmonizar com o tênis.

No senso comum, se for optar por um modelo que tenha estampas, cuidado na escolha das cores das roupas. Uma dica boa é montar o seu look, vestir-se e ir ao espelho. Bem, o bom senso não pode faltar, certo?

E por falar nisso, Lula Rodrigues faz questão de dizer que o boné é um acessório que pode e deve ser usado de dia e de noite, sem medo. Mas há lugares onde NÃO

Modelos fashion da New Era
Bonés New Era

se deve usá-lo. Afinal, etiqueta não é só o nome da grife grudada no boné, mas também um conjunto de regras e atitudes que fazem parte de uma convivência bacana para todos, certo?

Então, por questões de educação, no restaurante ou na lanchonete, em ambiente aberto ou fechado, na hora de se sentar à mesa deve-se tirar o boné. Onde deixá-lo? Simples, sobre os joelhos _é o que faz Carlos Guilherme Bezerra, que tem 40 bonés de aba reta em casa, quando vai com a namorada, Bianca dos Santos, comer fora. “Minha mãe que me ensinou”, explicou. Lula diz que uma outra solução no restaurante é colocar o boné no espaldar na cadeira. Fácil, fácil, certo?

Chamada horizontal 2

Lula Rodrigues é profundo conhecedor de moda masculina
Lula Rodrigues é profundo conhecedor de moda masculina

Por questões de respeito, complementa o consultor, ao colocar o pé em uma igreja, seja qual for a religião, tire o boné, de aba reta, curva, ou qualquer que seja. No hospital, mesma coisa, mesmo que tenha ido festejar o nascimento de um baby.

Em um velório, a regra é uma só: segure-o na mão. Simples assim.

Boné da billabong - R$ 119,90 na Kanui
Boné da billabong – R$ 119,90 na Kanui

* * *

Siga a gente nas redes sociais! Economize e curta coisas boas com vale mais.

http://www.facebook.com/sigavalemais; Instagram: @sigavalemais; Twitter: @sigavalemais. No post de sexta-feira passada, os modelos de boné de aba reta mais transados do momento: onde comprar, com endereços e links diretos para os sites de venda, e os preços. Só clicar na foto abaixo ou rolar a tela que você já vai saber tudinho, tudinho. Até breve!

MC Guimê, com boné de sua grife, em combinação clássica branco e vermelho-brilhante
MC Guimê se garante com branco para harmonizar com o boné de sua grife na cor vermelha – combinação clássica (Foto Tico Fernandes)
 vale mais não se responsabiliza por alterações de preços e ausência de produtos nas bancas, lojas, sites e/ou estoque, tampouco durante promoções. Preços pesquisados em 4 e 5 de fevereiro de 2015 não incluem frete.
Anúncios

2 comentários sobre “Etiqueta do boné – como usar e onde não usar

Deixe seu recado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s