As doces verônicas da dona Sílvia

O Brasil é tão grande que por mais que se viaje, ainda tem coisas e lugares prá se ver. Hoje vale mais mostra as verônicas da Dona Sílvia Curado, que mora em Goiás, eleita patrimônio cultural da Unesco.
Alfenim da dona Silvia Curado
Alfenim da dona Silvia Curado

Verônicas, para quem não sabe, são alfenins, doces superdelicados, brancos e frágeis, a maioria com imagens do Divino Espírito Santo, a pomba da paz. Ou com o rosto de Cristo.

Alfenin em foto do Facebook da dona Silvia
Pássaro, em foto do Facebook da dona Silvia

Alfenis têm origem árabe e foram trazidos ao Brasil pelos portugueses. O Portal do Divino explica que, por tradição, são distribuídos nas festas do Divino em Pirenópolis, também em Goiás.

Mas o turismo veio e as doceiras que fazem as veroncas, como elas mesmas chamam esses doces, também as oferecem para quem está de passagem pela cidade e para quem está a caminho do altar!
 
Flor
Flor

Os ingredientes das verônicas são simplesmente açúcar, limão e clara de ovo.

O Portal do Divino dá a receita de como elas são feitas:

“O primeiro passo da fabricação é a limpeza do açúcar. Os ingredientes são colocados num panelão que é levado ao fogo para formar o melado. Durante a fervura acrescenta-se um pouco de água para baixar o melado facilitando a retirada das impurezas (espuma) que vão sendo retiradas com uma escumadeira.
 
Depois de limpo o melado fica no fogo para apurar e chegar ao ponto de bala, então é levado para uma pedra resfriada com gelo para receber um choque térmico e pegar o ponto de puxa.
Divino
Divino

Em seguida essa puxa é batida com as mãos até ficar branca, quando então vai para uma grande mesa e é cortada em pequenos pedaços, que vão ser modelados com os símbolos do Divino (pomba, Nossa Senhora, coroa).

Alfenin com imagem de Cristo
Alfenim com imagem de Cristo

Depois de modelados são colocados em grandes tabuleiros que ficam ao sol para secar as verônicas (com Contribuição de Manuel Aponte).”

Dona Sílvia tem várias versões de alfenim que saem por R$ 2 cada. Sua receita é um pouquinho só diferente, mas a gente nem precisa detalhar aqui.
E olha só como as verônicas saem das mãos da dona Sílvia:
Ela também faz flores e alguns bichinhos. Aceita encomendas, incluindo para casamentos, através de sua página no Facebook (link abaixo) ou pelo telefone (62) 3371-1312.
Portal do Divino, neste link aqui
Verônicas da dona Silvia Curado, neste link aqui
* * * * * * * * * * * * *

vale mais fala de compras, prestação de serviços, música, cinema, gastronomia, comportamento & o que mais der na telha. Para quem quer curtir coisas boas e economizar _valorize seu dinheiro!

Siga a gente nas redes sociais!

http://www.facebook.com/sigavalemais; Instagram: @sigavalemais;

Twitter: @sigavalemais.

Até logo!

vale mais não se responsabiliza por alterações de preços e ausência de produtos nas bancas, lojas, sites e/ou estoque, tampouco durante promoções. Preços pesquisados em março de 2015 não incluem frete.
Anúncios

9 comentários sobre “As doces verônicas da dona Sílvia

      1. Boa tarde, Maria, também gostei! Obrigada por tanto prestígio! Bem, a dona Sílvia não faz balas para comercializar apenas esses doces frágeis e bonitos com açúcar, água e limão. Na hora do “puxa” (que é parecido com o “puxa” das balas), ela usa polvilho doce para não grudar nas mãos. Só para isso. BEIJO da sua xará.

        Curtir

Deixe seu recado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s