DENGUE – Vacina está para chegar na rede privada

Quem quiser se prevenir contra a dengue logo logo irá contar com mais uma alternativa: a vacina contra essa doença está para chegar em clínicas de vacinação e estabelecimentos de saúde da rede privada.

Vacina contra dengue fabricada pela indústria farmacêutica Sanofi Pasteur, que deverá chegar em estabelecimentos de saúde da rede privada após definição de preço pelo governo federal
Vacina contra dengue fabricada pela indústria farmacêutica Sanofi Pasteur, que deverá chegar em estabelecimentos de saúde da rede privada após definição de preço pelo governo federal

A Anvisa, agência que regula os medicamentos no país, aprovou a vacina contra dengue produzida pela indústria farmacêutica Sanofi Pasteur para pessoas entre 9 e 45 anos em dezembro passado.

Atualmente, aguarda a definição de preço pela Cmed, Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, informa a Sanofi Pasteur, também responsável pela sua importação direto da França. Notícias na imprensa chegaram a falar em cerca de R$ 400 por dose…

Helloou!!! Saiba se prevenir contra a dengue

A diretora médica da indústria, Sheila Homsani, explica que a eficácia na população acima de 9 anos é de, aproximadamente, 66% contra os quatro sorotipos de vírus da dengue.

O mosquito que transmite a dengue, Aedes aegypti, durante picada, foto Sanofi Pasteur, agosto de 2012
O mosquito que transmite a dengue, Aedes aegypti, durante picada, foto Sanofi Pasteur, agosto de 2012

“Isso significa que em um grupo de mil pessoas, 660 evitariam contrair a doença. Além disso, reduz os casos graves – aqueles que levam ao óbito – em 93% e os índices de hospitalizações em 80%”, complementa.

Importante saber que esta vacina não é indicada para gestantes, pois contém vírus atenuado _da mesma forma que ocorre com as vacinas contra rubéola, sarampo ou caxumba.

A vacina contra dengue da Sanofi Pasteur também não é indicada para mulheres que estejam amamentando, indivíduos com doença aguda ou doença febril moderada/grave, assim como imunocomprometidos.

Vacina contra a dengue em linha de produção da indústria francesa Sanofi Pasteur
Vacina contra a dengue em linha de produção da indústria francesa Sanofi Pasteur

A vacina é indicada para ser administrada em três doses com intervalos de seis meses (completando um ano da primeira até a última dose), complementa a diretora Sheila.

“A partir da primeira dose, a vacina já oferece proteção, mas é fundamental receber todas para garantir que a imunização seja duradoura e equilibrada para todos os sorotipos de dengue”.

Após aprovação e regulação de preços pela CMED _já prevista inicialmente para este semestre, a Sanofi Pasteur prevê que seja distribuída para o mercado privado (clínicas particulares) em todo o país.

A vacinação poderá ajudar a reduzir gastos com internações _estudos demonstraram redução de 81% das internações e de 93% dos casos graves, relata a indústria farmacêutica.

Linha de produção da vacina que protege contra a dengue produzida pela indústria francesa Sanofi Pasteur
Linha de produção da vacina que protege contra a dengue produzida pela indústria francesa Sanofi Pasteur

Entenda a vacina contra a dengue

  • A vacina contra a dengue da Sanofi Pasteur é uma imunização recombinante tetravalente (para os quatro sorotipos existentes da doença – tipos 1, 2, 3 e 4), produzida com vírus vivo atenuado e possui em sua estrutura o vírus vacinal da febre amarela, que lhe garante estabilidade.
  • Até ser aprovada, a vacina contra dengue da Sanofi Pasteur passou por um extenso programa de pesquisa clínica (25 estudos), envolvendo mais de 40 mil participantes (crianças, adolescentes e adultos), em 15 países, incluindo o Brasil, com cerca de 3,5 mil pessoas, em cinco cidades.
  • A eficácia na população acima de 9 anos é de, aproximadamente, 66% contra os quatro sorotipos de vírus da dengue.
  • Além do Brasil, a vacina também já está aprovada no México, em El Savador e nas Filipinas, onde em fevereiro já foi liberada a vacinação.

Vale ressaltar que a principal prevenção contra a dengue é a eliminação do Aedes aegypti, mosquito que, contaminado, transmite não só essa doença, mas também a terrível Zika e as febres Chicungunya e amarela.

Fabrica de vacina contra dengue da Sanofi Pasteur na cidade de Neuville sur Saône, na França
Fabrica de vacina contra dengue da Sanofi Pasteur em Neuville sur Saône, na França

vale mais

 Boas notícias de como curtir coisas boas com pouca ou nenhuma grana  

 Fotos da Sanofi Pasteur.
Anúncios

2 comentários sobre “DENGUE – Vacina está para chegar na rede privada

Deixe seu recado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s