CELULAR – Como reclamar cobrança indevida na conta

O ano tá começando e é bom saber que já pode colocar a boca no trombone se sua conta de celular chegar com cobranças indevidas.

A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, é um dos melhores locais para se registrar reclamações contra as operadoras de serviços de telefonia móvel e fixa quando considerar que elas não cumprem suas obrigações.

Cecília, seu celular e seu cigarro, por Gordon Anthony McGowan, 26 de maio de 2010, licença Creative Commons
Contas excessivas de celular podem ser reclamadas na Anatel – foto de Gordon Anthony McGowan, 26 de maio de 2010*

Mas antes de baixar no site da Anatel, a agência recomenda saber os direitos do consumidor de serviços de telecomunicações na página Seus Direitos.

Conta da Vivo em foto no site da operadora
Conta da Vivo em foto no site da operadora

Depois, o consumidor deve seguir estes passos aqui, conforme orienta a própria Anatel:

1. Fale primeiro com a sua operadora. Anote e guarde o protocolo de atendimento que ela lhe fornecer.
A sua operadora é obrigada a lhe fornecer todas as informações sobre o serviço que você contratou. Também é obrigada a resolver os problemas técnicos ou de cobrança que possam ocorrer – com prazos. Em caso de dúvida ou reclamação, sempre fale primeiro com a operadora (links diretos no final do post).

Importante: exija e anote o número do protocolo de atendimento da operadora _prova que a operadora sabe de seu problema e lhe deve uma resposta.

Página da Anatel explica os diretos do consumidor no consumo de serviços de telefonia
Página da Anatel explica os diretos do consumidor no consumo de serviços de telefonia

2. Se a operadora não responder, ou se a resposta não for adequada, entre em contato com a Anatel. Anote e guarde o número que lhe será fornecido.
Caso precise registrar uma reclamação na Anatel, tenha em mãos o número de protocolo. Caso a reclamação seja feita por alguém que não é o usuário titular do acesso, é necessário apresentar procuração.

Você pode entrar em contato com a Anatel por:

Aplicativo Anatel Consumidor ajuda na hora de reclamar seus direitos
Aplicativo Anatel Consumidor ajuda na hora de reclamar seus direitos
Tela do app Anatel Consumidor
Tela do app Anatel Consumidor

Importante: a Anatel lhe fornecerá um número da solicitação. Anote e tenha essa informação sempre em mãos, pois será útil na comunicação com a Agência.

3. Aguarde e acompanhe o prazo de 5 dias úteis para resposta.
Assim que recebe sua reclamação, a Anatel a encaminha para a operadora, que terá cinco dias úteis para dar uma resposta ou solução. Será a operadora, e não a Anatel, quem irá responder.

Você pode acompanhar o andamento da solicitação pela internet, no site da Anatel, pelo aplicativo “Anatel Consumidor” ou pelo fone 1331 _neste telefonema, basta digitar o número da solicitação, quando indicado.

Na hora de consultar ou reclamar, lembre-se de guardar e ter à mão o número de protocolo, foto de Fábio Resende, julho de 2011
Na hora de consultar ou reclamar, lembre-se de guardar e ter à mão o número de protocolo, foto de Fábio Resende, julho de 2011

4. Volte a entrar em contato com a agência caso a operadora não tenha respondido ou a resposta tenha sido inadequada.
Se após cinco dias úteis você não receber uma resposta de sua operadora, entre em contato com os mesmos canais de atendimento da Anatel para reiterar sua reclamação.
Caso a operadora tenha respondido, mas a resposta não tiver sido adequada, você tem o prazo de até 15 dias (contados a partir da resposta) para voltar a entrar em contato com a Anatel e solicitar a reabertura da reclamação original.

Links para as operadoras de telefonia:

CLARO – ALGAR – EMBRATEL – GVT – NET

SERCOMTEL – SKY – OI – TIM – VIVO – NEXTEL

Prédio da Anatel de Brasília, outubro de 2007
Prédio da Anatel de Brasília, outubro de 2007

vale mais te ajuda a encontrar outros órgãos de defesa do consumidor que poderão receber sua reclamação: Onde reclamar

vale mais

 Boas notícias de como curtir coisas boas com pouca ou nenhuma grana

 vale mais não se responsabiliza por alterações de preços; ausência de produtos em lojas físicas, comércio online, estoques e tampouco durante promoções; links rompidos ou inexistentes; informações enviadas com incorreções ou alteradas após a publicação no blog. Imagens da Anatel e Licença Creative Commons.
Anúncios

Deixe seu recado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s