ZIKA, DENGUE E CHICUNGUNYA – Cartilha ensina crianças a combater Aedes aegypti

Olha só, agora assuntos sérios como zika, dengue e chikungunya podem ser melhor compreendidos por crianças através de uma cartilha feita pela Fiocruz, uma instituição do Ministério da Saúde que faz pesquisa e ciência para o bem do país e dos brasileiros.

Capa da cartilha, que, na linguagem de história em quadrinhos, ensina a prevenção de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti

“Os pequenos mosqueteiros contra dengue, zika e chikungunya” ensina meninas e meninos, através de história em quadrinhos, conceitos de prevenção e combate às doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.
A cartilha foi elaborada em conceitos que promovem a saúde e que contribuem para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis pela construção de ambientes saudáveis, informa a Fiocruz.

FEBRE AMARELA – Saiba os sintomas e como se prevenir

Os personagens Ana, Chico e João conduzem a história em uma linguagem própria para a garotada. Bom para ler sozinho ou junto com pai, mãe, tia, tio, padrinho e vizinho, por que não?

Na cartilha são apresentados conhecimentos, desafios e curiosidades sobre o mosquito Aedes aegypti. Tudo com a ajuda dos personagens Ana, Chico e João, que apresentam os hábitos e comportamentos do Aedes, principal mosquito vetor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.

A cartilha inclui joguinhos como um caça-palavras para a criançada aprender sobre o mosquito Aedes

BARRADOS NO BAILE – Telas para janelas protegem contra mosquitos da zika, dengue e febre amarela

A cartilha é maneira e traz jogos como o dos 7 erros, uma ilustração para colorir e um jogo da memória.

Tudo para ajudar a despertar a curiosidade e o olhar da criançada para o conhecimento sobre o mosquito e os principais criadouros utilizados por ele para se multiplicar, além de reforçar as ações de prevenção, incluindo cuidados em casa.

“Sentíamos falta de um material como a cartilha, que objetiva trabalhar conceitos importantes com as crianças nas escolas e em suas casas, com os seus familiares”, afirma Nildimar Honório, do Laboratório de Mosquitos Transmissores de Hematozoários da Fiocruz.

ZIKA, DENGUE – Ataque de repelente contra o Aedes aegypti

Aedes Aegypti, por James Gathany*
Aedes Aegypti, por James Gathany*

Os coautores da cartilha são a pesquisadora Gerusa Gibson e o cartunista Manoel Mayrink. Foram seis meses de produção que ainda tiveram a colaboração de pesquisadores do IOC/Fiocruz, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e do Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz) e ainda de profissionais da Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio de Janeiro e da Universidade de São Paulo (USP).

“Também tivemos o apoio da Faperj e CNPq e contamos com a colaboração de profissionais da Creche Bertha Lutz, da Fiocruz, onde ocorreu o lançamento”.

Saber como manter a casa ou apartamento sem o mosquito Aedes aegypti é dever de todos, incluindo crianças

No Rio de Janeiro, a  cartilha será distribuída em escolas com apoio das secretarias municipais e Estadual de Educação. “A cartilha tem informações científicas, corretas e precisas, validadas por pesquisadores da área. E mesmo as crianças que ainda não dominam o processo de leitura e de escrita se beneficiam do conteúdo, quando pais e professores leem para elas e executam juntos as atividades”, afirma Nildimar.

Para ler a cartilha com a criançada no computador ou para imprimir e curtir os joguinhos no papel, clique aqui ➡ Os pequenos mosqueteiros contra a dengue, zika e chikungunya

vale mais

 Boas notícias de como curtir coisas boas com pouca ou nenhuma grana  

 vale mais não se responsabiliza por alterações de preços; ausência de produtos em lojas físicas, comércio online, estoques e tampouco durante promoções; links rompidos ou inexistentes; informações enviadas com incorreções. Imagens da cartilha. Com a Agência Fiocruz de Notícias
Anúncios

Um comentário sobre “ZIKA, DENGUE E CHICUNGUNYA – Cartilha ensina crianças a combater Aedes aegypti

Deixe seu recado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s