SAÚDE – Médico ressalta importância da mamografia e esclarece dúvidas

Este final de semana é bem importante para a saúde da mulher: amanhã, 4 de fevereiro, é o Dia Nacional de Combate ao Câncer, e domingo, 5 de fevereiro, Dia Nacional da Mamografia.  vale mais traz hoje esta entrevista (abaixo) com o médico ginecologista Thomaz Gollop, professor associado de ginecologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí, para falar de um dos exames mais importantes para a mulher.

Domenico Tintoretto, Mulher Revela seu Busto, obra de cerca de 1580-90
Domenico Tintoretto, Mulher Revela seu Busto, obra de cerca de 1580-90

O médico explica que a mamografia deve ser parte da rotina de toda a mulher. “A função desse exame é certificar, ano a ano, que a mulher não tem nada. Ou apontar imagens suspeitas que podem levar ao diagnóstico de câncer de mama. “Quanto mais precoce o diagnóstico maiores são as chances de cura”, afirma.

Logo whatsapp Receba as boas notícias de vale mais no celular 📲 . Crie um contato para vale mais no número  011 9 9985-3577 e envie a frase Eu quero no WhatsApp. Pronto!

“A segunda coisa importante é que exames de imagem permitem detectar tumores pequenos e permitem cura”, complementa.

➡ SAÚDE – Conheça os sintomas de câncer em crianças e adolescentes

Detectar câncer na mama para poder tratá-lo é fundamental. Somente neste ano poderão ocorrer 57.960 novos casos dessa doença no Brasil, afirma o INCA, Instituto Nacional de Câncer.

O médico ginecologista Thomaz Gollop
O médico ginecologista Thomaz Gollop

Como já é sabido, o câncer pode ser fatal _em 2014, 14.622 mulheres morreram em decorrência de câncer de mama, diz o instituto.

O especialista lamenta que quem depende do SUS e mora em locais de difícil acesso a exames pode perder oportunidades de tratamento no momento certo e, conseqüente, cura. “As autoridades precisam saber que o custo de tratamento de um tumor maligno na mama é muito superior que uma mamografia regular”, defende.

Venus de Milo por Anna & Michal, abril de 2009
Venus de Milo por Anna & Michal, abril de 2009

Ele reafirma a importância da realização da mamografia para o bem estar da mulher _e também de muitos homens. “Não tente interpretar o resultado da mamografia. Leve ao seu médico”, alerta.

Veja o que ele diz:

A mamografia deve ser feita como rotina a partir de que idade?
Thomaz Gollop:
Depende. No Brasil, nas clínicas particulares e nas que têm convênios, em geral a partir dos 40 anos. Na Inglaterra, se começa a fazer a partir de 50 anos.
Nas famílias com casos de câncer geneticamente determinado indicam-se exames de imagem já a partir dos 35 anos.

O que esse exame aponta, exatamente?
A mamografia aponta nódulos (também chamados de lesões) suspeitos de serem malignos. Estes têm um aspecto de uma estrela, ou de um sol: um núcleo arredondado com raios em volta. Mostra microcalcificações irregulares, também suspeitas.

La Fornarina, obra de Raphael
La Fornarina, obra de Raphael

De quanto em quanto tempo deve ser feito?
A cada ano.

Homens também devem fazer? Quando?
Quando na família materna OU paterna há casos de câncer de mama e/ou de ovário faz-se a suspeita de um câncer geneticamente determinado e indicam-se exames moleculares.

Mamografia dói?
Depende bastante do técnico que realiza o exame, que ajeita o paciente na máquina. Mas, em geral, muitas pacientes se queixam que é desagradável. Mas ter um nódulo na mama sem diagnosticar, sem detectar, é muito mais desagradável que fazer uma mamografia.

Se no exame a mama doer, é sinal de doença?
Não! Importante dizer que nódulos malignos de mama lamentavelmente não doem.

Além do ginecologista, que outro especialista pode solicitar este exame?
Qualquer médico pode solicitar, mas o ginecologista e o radiologista saberão interpretá-lo.

Foto de Nan Goldin
Foto de Nan Goldin

Fazer mais que a rotina pode causar dano à pessoa? Por quê?
Sim, mamografia é radiação ionizante e portanto não deve ser utilizada mais do que o indicado. Expor-se desnecessariamente é contra-indicado.
Também há exceção: quando se tem uma lesão identificada e não há certeza que é benigna, repete-se a mamografia depois de 6 meses. Eu, particularmente, não adoto esse esquema. Prefiro pedir uma biópsia.

A mamografia deve ser interpretada junto com informações das consultas ou apenas o exame pode indicar doenças ou dados relevantes do paciente?
Boa medicina recomenda antes de tudo exame clínico: palpação das mamas e das axilas. Sempre mamografia e ultrassonografia são exames complementares muito importantes por detectarem lesões iniciais e auxiliar no diagnóstico dos tumores palpáveis.

Normalmente se pede ultrassom das mamas junto com a mamografia. Por que?
O ultrassom de mama não aponta microcalcificações. Mas mostra as lesões lesões sólidas e císticas (com líquido no interior). Por isso se pede em geral junto com a mamografia.

Retrato de Simonetta Vespucci, de Piero di Cosimo
Retrato de Simonetta Vespucci, de Piero di Cosimo

Com que idade se pode parar de fazer a mamografia como rotina? Por que?
Há países na Europa que indicam que acima de 70 anos é desnecessário. Eu não sigo esse limite. Acredito que pessoas idosas tem que ser cuidadas com igual zelo.

O uso de protetor de raios x na tireoide é obrigatório?
Nas clínicas de Radiologia há físicos que controlam a emissão de radiação. A forma recomendada de realizar o exame não permite que a tireoide seja irradiada.

vale mais

 Boas notícias de como curtir coisas boas com pouca ou nenhuma grana  

 vale mais não se responsabiliza por alterações de preços; ausência de produtos em lojas físicas, comércio online, estoques e tampouco durante promoções; links rompidos ou inexistentes; informações enviadas com incorreções. Imagens com licença Creative Commons e de domínio público.
Anúncios

Deixe seu recado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s