Estar com a carteira vazia não precisa ser sinônimo de dureza e chateação. Nem de ficar fora de encontros com os amigos. Ao menos na mesa de casa, é possível ser criativo e usar os alimentos mais simples do mundo para fazer um receita simples e cheia de charme. As casquinhas de laranja cristalizadas estão nessa categoria.

Além de dar um visual lindo mesmo como acompanhante do cafezinho, também vale como cobertura para bolos, recheio de pães doces e outras delícias.

Ou sozinhas, assim no pratinho, ou na sua cumbuquinha preferida, para se beliscar a toda hora. Casca de laranja cristalizada ganha status de chique.
Ah, esta receita vale mais porque vai ajudar a aproveitar mais os alimentos, sem desperdícios. É, não precisa jogar fora a casca se vai usar a laranja para um suco ou laranjada.
E fazer é muito, muito fácil. Vamos lá a dois jeitos de fazer que ficam realmente muuuiiito gostosas (usei a bahia, que tem cor e perfume espetaculares):
Receita de casquinha de laranja cristalizada

Ingredientes:
- 3 laranjas (usei a laranja bahia)
- 9 colheres de sopa de açúcar (3 por laranja), que é o equivalente a uma xícara quase cheia
Como fazer:
1 – Lave as laranjas e corte em 4 pedaços e tire a casca.
Se preferir, faça os cortes na laranja com 2 ou 3 milímetros de profundidade para tirar a casca sem “machucar” os gomos. Deste forma, você pode usar o suco mais tarde. Fiz deste jeito porque irei usar o suco na segunda receita.

2 – Corte a casca em tiras bem fininhas, se for usar para acompanhar o cafezinho. Se for para usar no recheio de pães ou outros doces, faça tiras de 3 a 4 mm. Não precisa seguir esta regra, a largura é da sua preferência.
Aproveitei que as laranjas estavam grandes e fiz cortes de várias espessuras.

Algumas receitas na Internet dizem para tirar o excesso do branco com a faca pois afirmam que fica mais amarga. Outras não fazem esta menção.

3 – Coloque na panela, cubra com água até ferver. Jogue essa água fora e repita este processo por mais duas vezes. No total, serão três águas até ferver.
Ah, não é para cozinhar não, é apenas para tirar o amargor da casca.
Na última e terceira vez, escorra totalmente a água e enxugue o excesso com uma toalha de papel ou um pano de prato _limpo, lógico.

4 – Volte as casquinhas de laranja para a panela e coloque 3 colheres de açúcar por laranja, ou seja, 9 colheres. Como tinha duas na fruteira, usei 4 colheres (e mais um tico, uma das laranjas era grande).

Mexa sem parar até que o açúcar derreta e forme bolhas. “Cozinhe” mais ou menos 1 minuto e atenção: não é para caramelizar as casquinhas. Então, olho na panela.

5 -Transfira as casquinhas ainda fervendo para uma forma e continue mexendo. As casquinhas irão começar se soltar uma das outras e o açúcar vai cristalizar.
6 – Coloque num prato ou grelha e deixe secar à temperatura ambiente. Ah, não coloca no sol, beleza? Se preferir, você pode colocar um pouco de açúcar cristal quando elas estiveram quase para secar. Vai ficar com uma “carinha” mais cristalizada ainda.

Receita de casquinha de laranja cristalizada com suco de laranja
Ingredientes:
- 3 laranjas
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de suco de laranja (use as frutas que descascou)
Repita os passos até o item 3 da receita acima (para tirar o amargor da casca).
4 – Coloque na panela o suco da laranja espremida (sem sementes, claro) e o açúcar. Mexa bem e quando ferver, acrescente as tirinhas da casca.

5 – Deixe cozinhando em fogo baixo até que as tirinhas fiquem quase transparentes. Se o caldo engrossar, acrescente uns pingos de água. Use uma tampa e mexa de vez em quando. Desta vez as cascas cozinharam com ajuda de uma tampa por 25 minutos. Mas pode levar mais tempo. Fique atento.

6 – Tire as cascas da panela e use uma peneira para escoar o pouco caldo que restou. Guarde este xarope, se quiser, pois poderá usar para adoçar chás ou fazer um refresco. Não vai ser muito não e ele estará mais espesso.
7 – Coloque as tiras sobre papel manteiga ou sobre uma grelha e deixe secar na temperatura ambiente. Pode acrescentar um pouquinho de açúcar cristal, se preferir, quando elas estiverem quase secas.
O suco da laranja vai acentuar ainda mais a cor e o sabor das cascas. Vai ficar uma delícia!

As casquinhas demoram para secar de um a três dias, vai depender da umidade do ambiente e da temperatura. Fique de olho e experimente. Depois de secas, guarde as casquinhas de laranja cristalizadas em um vidro fechado.
Pronto, não vai durar muito na mesa nem no armário, pode ter certeza.
♥ Dica: Também é possível tirar o amargo da casca da laranja deixando-as de molho em água na geladeira por 3 dias. É preciso trocar a água de 2 a 3 vezes por dia. Faça sua escolha.
vale mais
♥ Boas notícias de como curtir coisas boas com pouca ou nenhuma grana ♥
Receitas inspiradas nos blogs Panela Terapia e Testado, Provado e Aprovado. Fotos do blog vale mais. Diferenças de cores nas cascas em função de fotos diurnas e noturnas.
já passei para a minha mulher, que tem mais jeito que eu para essas coisas.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Opa, vai ficar bom! Beijos, Filomena
CurtirCurtir
Republicou isso em O LADO ESCURO DA LUA.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Muito bom! Cascas de laranja cristalizadas é realmente um trunfo para se ter em casa. Delícia e charme!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Obrigada, um elogio seu é mais delicioso ainda. Benvinda sempre. Beijos, Filomena
CurtirCurtir