ECONÔMICO E SAUDÁVEL – 4 dicas para se preparar marmitas

Não é difícil manter uma alimentação saudável com o uso de marmitas no dia a dia. É bem possível optar por alimentos in natura, nutritivos e fáceis de encontrar e preparar, e os minimamente processados. Veja as principais dicas para se preparar uma boa marmita para se levar ao escritório:

Os cuidados para se preparar a marmita incluem escolher bem os alimentos*

1 – Como selecionar os alimentos:

Dê preferência para alimentos frescos, da estação, e para os comprados nas feiras locais. Uma boa opção para ajudar na compra é nosso Guia de Alimentos Regionais, que traz informações de como comer e preparar a refeição, uma lista de possíveis substituições para as preparações desenvolvidas, ressaltando a diversidade cultural brasileira.

ECONÔMICO E SAUDÁVEL – 7 novas marmitas coloridas e práticas

2 – Como preparar os alimentos:

Os legumes e as verduras devem ser cozidos por menos tempo do que o habitual, pois alguns alimentos podem amaciar quando congelados.

Na preparação das carnes, faça-as sempre assadas ou grelhadas. Além de a fritura não ser saudável, não é bom congelar.

Use menos tempero e sal antes do congelamento para que durante o processo de descongelamento e preparação, o tempero fique fresco.

Depois de cozinhar, a preparação deve ser resfriada rapidamente. Mergulhe a panela sem tampa em água com gelo para interromper o cozimento e conservar bem os alimentos.

Marmita com macarrão integral de forno, receita do livro do chef Andre Boccato, aqui

O mais importante no processo de congelamento é: quanto mais rápido o alimento for resfriado, melhor, pois ficará menos tempo em temperatura que favoreça o crescimento de microorganismos.

A sugestão é colocar o alimento em recipientes mais rasos, aumentando a área de resfriamento e com isso acelerando o processo. Colocar a panela em recipiente com água gelada ajuda a reduzir a temperatura de forma mais rápida também. Deixe sair o vapor, cubra o alimento e coloque-o para resfriar em geladeira ou diretamente no freezer.

3 – Como guardar os alimentos:

Ao levar sua comida para freezer, lave bem os recipientes antes de usá-los e, preenchidos, verifique se estão bem fechados.

Use potes, de preferência, transparentes.

Fique atento para os prazos de validade – (temperatura inferior a 5ºC) e um mês no freezer (não acima de -18ºC) e podem ser armazenados por até 90 dias. Lembrando que a temperatura do congelador (que fica na parte de cima da geladeira) é inferior ao do freezer, sendo de aproximadamente -6ºC, fazendo com que o tempo de armazenamento também diminua (aproximadamente 20 dias).

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4 – Riscos de congelar e descongelar a comida:

O processo de congelamento e descongelamento da comida vai interferir de alguma forma nas características dos alimentos, como textura, sabor, umidade. No entanto, se feito de forma adequada, pode facilitar o dia a dia.

Marmita com comida saudável é simples e tranquilo de se preparar*

No entanto, quando um alimento for congelado e depois descongelado, não deve ser congelado novamente, pois além de interferir na qualidade, aumenta o risco de contaminação por bactérias e outros microorganismos – que podem se aproveitar da mudança de temperatura para se multiplicar no alimento e colocar em risco a saúde de quem o comer.

Não descongele os alimentos à temperatura ambiente. Utilize o forno de microondas se for prepará-lo imediatamente ou deixe o alimento na geladeira até descongelar.

As carnes devem ser descongeladas dentro de recipientes. Os micróbios patogênicos multiplicam-se rapidamente em temperatura ambiente. Durante o descongelamento, a carne produz sucos que podem contaminar outros alimentos com micróbios patogênicos.

*Com o blog Saúde.

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