MEU BRASIL BRASILEIRO – Receita da verdadeira caipirinha

A verdadeira caipirinha, que leva apenas limão, açúcar, gelo e cachaça que, dizem, foi criada em Piracicaba, ganhou o mundo nestes últimos 100 anos e virou símbolo da bebida mais brasileira. A centenária é tão brasileira que em 2003 foi considerado patrimônio nacional pelo Governo Federal garantindo a propriedade de criação.

Caipirinha tradicional do Botequim Carioca, que fica em Santo André, na Grande São Paulo

Por não menos, que durante esse tempo fizeram várias versões com mistos de frutas e substituições da cachaça, mas nada se compara com a boa e velha caipirinha. Segundo Chef Melchior Neto, que comanda premiado Botequim Carioca e dispõe de um vasto cardápio de caipirinhas, o que conquista na bebida é a simplicidade que deu certo “A caipirinha é, sem sombra de dúvidas, a bebida favorita nacional. Poucos ingredientes, não precisa de muito para ser apreciada e aprovada pelos consumidores. É a bebida mais pedida do nosso cardápio.” afirma Neto.

Para o chef, o segredo de quem prepara a bebida é a escolha dos ingredientes, pensando sempre que os produtos devem ser de qualidade e legítimos da receita. Um exemplo é o limão, que o mais apropriado é o taiti, pois é menos ácido.

A cachaça também faz diferença na degustação da caipirinha, há boatos que cachaças artesanais e envelhecidas combinam mais com o toque crítico do limão, mas há quem prefira a cachaça branca, conhecida por ser engarrafada logo após a destilação. “Essa substituição normalmente é realizada por conta da facilidade de encontrar a cachaça branca, mas vale lembrar que não há uma desvantagem de sabor em nenhuma das duas.” explica o chef Melchior Neto.

Depois desses ingredientes um tanto quanto amargos, a açúcar vem para finalizar a caipirinha com o gelo e está pronta para apreciar com moderação… há 100 anos. Abaixo segue a receita de caipirinha que é preparada no Botequim Carioca.

Ingredientes:

1 limão taihti

2 colheres de sopa de açúcar

100 ml de cachaça

Modo de Preparo:

Corte o limão ao meio de cima para baixo e remova a parte branca do centro (isso que amarga a caipirinha).

Faça cortes na casca das metades para facilitar a maceração.

Coloque as duas partes no copo, em seguida acrescente o açúcar e dê apenas duas espremidas no limão para não tirar suco da casca que também amarga.

Coloque gelo picado até a borda do copo, complete com as doses de cachaça e mexa bem.

 ❤ Receba as boas notícias de vale mais no celular 📲.
Salve o número
011 9 9985-3577 e
envie a frase Eu Quero no WhatsApp. Pronto!

Link:

Botem Carioca

vale mais

 Boas notícias de como curtir coisas boas com pouca ou nenhuma grana  

 vale mais não se responsabiliza por alterações de preços; ausência de produtos em lojas físicas, comércio online, estoques e tampouco durante promoções; links rompidos ou inexistentes; informações enviadas com incorreções. Imagens dos sites das empresas citadas. Preços de x de x de 2017.
Anúncios

Deixe seu recado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s