Onde reclamar

vale mais mostra onde reclamar 📣 seus direitos

Adquiriu algo ou contratou algum prestador de serviço em uma loja ou online e está insatisfeito? Quer que seus direitos sejam defendidos? Precisa de orientações?

vale mais mostra aqui as instituições e órgãos dos governos federal, estaduais e municipais que atendem consumidores em suas mais diversas solicitações relacionadas à compras de produtos ou contratação de serviços.

Para poder consultar ou mesmo reclamar, e  com razão, leia antes _e atentamente_ a lei brasileira que rege as relações de consumo:

Código de Defesa do Consumidor (oficial):                                                                 Neste link aqui

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Onde reclamar:

De qualquer lugar do Brasil, via Internet:

Ministério da Justiça

Site na Internet:

www.consumidor.gov.br

O portal do Ministério da Justiça lançado em junho passado. Recebe reclamações de qualquer lugar do país. Para registrar sua queixa, o consumidor deve se cadastrar neste link aqui.

Como fazer o cadastro, documentos necessários e como acompanhar a reclamação, neste link aqui. Para saber as empresas que participam do projeto, neste link aqui. E para saber como as empresas responderam e um pouco mais das questões resolvidas entre consumidores e empresas, neste link aqui.


São Paulo

Fundação Procon-SP

Sites na internet:

www.procon.sp.gov.br

www.facebook.com/proconsp

Email: não tem

Telefone: para cidades atendidas pelo prefixo 011, o telefone é 151 (serviço disponível no município de São Paulo, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 19h, ligação tarifada).

Para atendimento via Internet, neste link aqui

Endereço(s):

Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera – antes de ir, consulte este link aqui

Horário de funcionamento: das 7h às 19h de segunda a sexta, e das 7h às 13h aos sábados

Como reclamar:

Pelo telefone 151 – para moradores do município de São Paulo (detalhes acima);

Pessoalmente (detalhes de documentos neste link aqui) nos postos do Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera – detalhes neste link aqui;

Por carta – (enviar para Caixa Postal 1151, CEP 01031-970-SP). Detalhes neste link aqui;

Online – neste link aqui

Por Procons municipais conveniados em 251 cidades do Estado de São Paulo  (Adamantina a Votuporanga) – consulte a lista neste link aqui;

Tipo de reclamação aceitas: Demandas que envolvam relação de consumo entre um fornecedor e um consumidor final (compra de produtos ou contratação de serviços).

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Idec, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

www.idec.org.br

www.facebook.com/pages/Idec-Instituto-Brasileiro-de-Defesa-do-Consumidor/149563141750194

Email: institucional@idec.org.br

Telefone: (11) 3874-2150

Rua Desembargador Guimarães, 21, Água Branca, CEP 05002-050, São Paulo, SP

Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 8h30 às 17h (ligar antes para agendar um possível atendimento)

Aplicativo para celular -IdecGuiaTelecom – para Android

Tipo de reclamação aceitas: O Idec orienta e informa seus associados e consumidores sobre seus direitos. É uma associação de consumidores sem fins lucrativos fundada em 1987, cuja missão é promover a educação, a conscientização, a defesa dos direitos do consumidor e a ética nas relações de consumo.

O Idec é independente de empresas, governos ou partidos políticos e grande parte de seus recursos vem de doações e anuidades de seus associados, da vendas de assinaturas da Revista do Idec e outras publicações, além da realização de cursos. Para se associar: a partir de R$ 25,00 mensais ou a partir de R$ 300 por ano.

Os associados têm acesso online a orientações sobre problemas de consumo em mais de 24 temas e 4 mil subtemas, informações sobre legislação e modelos de cartas para reclamações. Participam de ações judiciais coletivas para defender os consumidores na Justiça. São atendidos por telefone, pessoalmente ou online em questões relativas a como solucionar seus problemas de consumo usando o Código de Defesa do Consumidor.


Rio de Janeiro:

Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon)
Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RJ)
Telefones: 151 (telefone para dúvidas, reclamações e denúncias dos consumidores) e (21) 2216-8600 (telefone geral)
Endereços:
  • Sede: Av. Rio Branco, 25 – 5° andar – Centro – Rio de Janeiro – RJ- 20090-003
  • Procon Bangu: Rua Fonseca, 240 – Rio Poupa Tempo – Bangu Shopping – Bangu – Rio de Janeiro – RJ – 21820-005
  • Procon Cantagalo: Rua Barão da Torre, s/n° – Rio Poupa Tempo – Estação de Metrô General Osório – Ipanema – Rio de Janeiro – RJ – 22411-000
  • Procon Niterói: Rua Visconde de Sepetiba, 519 – Térreo – Plaza Shopping – Centro – Niterói – RJ – 24020-206
  • Procon São Gonçalo: Av. São Gonçalo, 100 – Rio Poupa Tempo – São Gonçalo Shopping –  Boa Vista – São Gonçalo – RJ – 24466-315
  • Procon São João de Meriti: Rua Maria Soares Sendas, 111
  • Rio Poupa Tempo – Shopping Grande Rio – Centro – São João de Meriti – RJ – 25575-825

Horário de funcionamento: Sede e Procon Niterói: de segunda a sexta-feira das 9h às 17h; Procons Bangu, Cantagalo, São Gonçalo e São João de Meriti: de segunda a  seta-feira, das 8h às 18h. Sábado, das 9 às 13h.

Possui posto itinerante? Como localizar?
Possui um Procon Móvel que atua de forma itinerante pelos municípios do Estado. Para saber se está em funcionamento e onde se encontra, basta ligar para o telefone 151 e pedir informações.
Como reclamar:
O consumidor pode efetuar sua reclamação de forma presencial na sede e nos postos de atendimento do Procon-RJ. Também podem fazer suas reclamações através do site www.procononline.rj.gov.br e pelo aplicativo para celular ‘Meu Procon-RJ’ (pode ser baixado gratuitamente para celular nas plataformas Android e iOS – através do Google Play e Apple Store).
Tipo de reclamação aceitas:
Todas as irregularidades alcançadas pelo Código de Defesa do Consumidor podem ser alvo de reclamação os postos do Procon-RJ.

  vale mais não se responsabiliza pelas alterações ou incorreções destes dados. As informações acima foram fornecidas diretamente pelas instituições.


vale mais

 Boas notícias de como curtir coisas boas com pouca ou nenhuma grana  

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3 comentários sobre “Onde reclamar

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